18/07/2013
Usuários receberão convites, por meio de banners no celular, para baixarem aplicativos e colaborarem em fase de testes
O IBOPE Media informou na quarta-feira (17) que busca 2 mil usuários de celular com TV Digital moradores da região metropolitana de São Paulo para dar início à medição da audiência de TV em dispositivos móveis. Esta é uma iniciativa do IBOPE Media Lab, “laboratório criado pela empresa para desenvolver soluções inovadoras em conjunto com o mercado".
Para arregimentar usuários de dispositivos móveis, o IBOPE Media enviará convites, por meio de banners no celular, para que colaborarem com a pesquisa neste momento de teste. A entidade vai explicar aos usuários que é necessário baixar o aplicativo TV Móvel no Google Play e, automaticamente, o IBOPE passará a aferir o consumo do conteúdo televisivo no celular.
A iniciativa entra no ensejo das empresas de radiodifusão de desenvolver o mercado da TV móvel, um projeto que se arrasta desde a época da decisão do governo brasileiro de optar pelo padrão de TV Digital chamado nipo-brasileiro (SBTVD, baseado no Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial japonês), em que esta funcionalidade pesou como critério de definição do modelo a ser adotado no país.
Uma das dificuldades do avanço da TV móvel é a venda dos dispositivos móveis com esta funcionalidade embarcada. Os fabricantes de celular até lançam modelos com TV e se dizem comprometidos com a tecnologia, mas entre as operadoras, o interesse em vender esses aparelhos é baixo, uma vez que a ferramenta não utiliza as redes das teles e ainda pode concorrer com o consumo de vídeos online, estes sim que requerem pacotes de tansferência de dados.
No entanto, uma pesquisa realizada pela Motorola Mobility com 9 mil consumidores em 16 mercados apontou que 34% dos brasileiros assistem TV móvel.
Fonte: TeleSíntese
Copyright © 2015 ACEL - Associação Nacional das Operadoras Celulares. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido em Joomla