18/07/2013
Um estudo sobre comércio eletrônico indica que 14% das compras online já são feitas com dispositivos móveis na média global – embora no caso específico do Brasil essa ferramenta represente ainda apenas 5,4% dos pagamentos de viagens, varejo, ingressos, conteúdo digital e jogos.
A pesquisa, com base nos últimos 10 meses, foi divulgada pela Adyen, uma empresa da Holanda especializada na venda de soluções para pagamentos online e pretende ser um relatório trimestral do que foi batizado de Índice Global de Pagamentos Mobile.
“O relatório aponta um apetite dos consumidores pela transição para os dispositivos móveis, principalmente os tablets. Comerciantes precisam saber que, atualmente, o mobile soma 14% de todas as transações que processamos em todo o mundo e nossas análises sugerem que essa ascensão vai continuar”, arrisca o diretor comercial da Adyen, Roelant Prins.
Segundo a pesquisa, pagamentos via dispositivos móveis em todo o mundo cresceram de 8,2% em junho de 2012 para mais de 13,8% em abril de 2013. A Europa lidera com 15,3% de todas as transações realizadas via mobile, seguida pela Ásia (12,4%) e América do Norte (11,2%).
No Brasil, 5,4% dos pagamentos são feitos por dispostivos móveis, sendo 2,3% feitos por smartphones e 3,1% via tablets. No caso dos tablets, tanto iPads como dispositivos com sistema Android tiveram crescimento de 5% nas transações via mobile nos últimos dez meses.
Com exceção da América do Norte, onde 58% de todas as transações mobile são feitas via smartphones, o iPad continua a ser a plataforma dominante para esse tipo de pagamento em todo o mundo. O dispositivo soma 6,6% do total das transações em abril de 2013 (eram 3,6% em junho de 2012).
Usuários de iPhone contabilizam 4,4% do total de transações, 3,1% a mais que em junho de 2012. Transações originadas de celulares Android quase dobraram de 1,1% para 2%, enquanto o uso de tablets Android passou de 0,3% para 0,7% do total de transações.
O relatório também indica a preferência dos dispositivos em cada tipo de compra online:
Viagens:. O setor de viagens tem a maior porcentagem de penetração do mobile, em 20%, com transações igualmente divididas entre celulares e tablets;
Varejo: Consumidores utilizam seus dispositivos móveis para 15% de todas as compras no varejo. Os tablets superam os smartphones – 10% e 5%, respectivamente;
Ingressos: O mobile conta quase 15% de todas as compras online, incluindo ingressos de shows, filmes, eventos esportivos e peças de teatro. Destes 15%, os smartphones concentram 9% das transações;
Bens digitais: Dispositivos móveis também representam 15% das compras de conteúdo digital, como livros, filmes, música, softwares e serviços. Smartphones superam os tablets, mas por pouco, 8% e 7%, respectivamente;
Jogos: Esses produtos são ainda melhor aproveitados em desktops e, nesse sentido, jogos mobile somam apenas 9% das transações – sendo 7% via smartphones.
* Com informações da Adyen
Fonte: Convergência Digital
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