23/04/2013
Apesar de ter um índice de satisfação geral de 58,8%, o serviço de banda larga móvel é considerado satisfatório por 43,7% dos clientes que usam celulares pós-pagos na Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, apresentada nesta terça-feira (23) pela Anatel.
Nenhum deles se declarou totalmente satisfeito com o serviço, enquanto 42,2% se manifestaram neutros (nem satisfeito, nem insatisfeitos). O percentual de clientes insatisfeitos foi de 8,4% e de totalmente insatisfeitos ficou em 5,7%.
A aprovação da velocidade de acesso da banda larga móvel entre os clientes póspagos foi de 31,8%, sendo 18% de usuários satisfeitos e 13,8% totalmente satisfeitos. Já 42,7% consideraram o serviço deficiente, com 19,4% dos clientes insatisfeitos e 23,3% totalmente insatisfeitos. Enquanto 25,6% dos usuários entrevistados se mostraram neutros em relação velocidade de acesso.
A estabilidade da conexão da banda larga móvel foi aprovada por 34,3% dos clientes pós-pagos entrevistados, sendo que 19,8% declararam estar satisfeitos e 14,5% totalmente satisfeitos. Porém, 40% reprovaram a estabilidade, com 18,7% de insatisfeitos e 21,3% de totalmente insatisfeitos. Outros 27,5% dos entrevistados se declararam neutros.
Entre os clientes de celulares pré-pagos, o índice de satisfação geral com a banda larga móvel ficou em 66,4%, com 74,7% deles se declarando satisfeitos com o serviço. O percentual de insatisfeitos foi de 7,1% e de totalmente insatisfeitos, de 5,6%. Já o percentual de clientes neutros (nem satisfeito, nem insatisfeito) ficou em 12,6%. Nenhum usuário pré-pago entrevistado se declarou totalmente satisfeito com o serviço.
A estabilidade das conexões foi aprovada por 41,7% dos usuários entrevistados, com 21,3% declarando total satisfação com as conexões e 20,4% satisfeitos. Já 34,8% reprovaram a estabilidade, sendo de 19% totalmente insatisfeitos e 15,8% de insatisfeitos. O percentual de clientes que se declararam neutros foi de 23,5%.
No quesito velocidade de acesso à banda larga móvel, 39,6% dos clientes pré-pagos consideraram satisfatório, com 20,6% se declarando totalmente satisfeitos e 19% satisfeitos. A reprovação do serviço foi de 37,3%, sendo de 16% de clientes insatisfeitos e 21,3% de totalmente insatisfeitos. A velocidade de acesso foi considerada neutra por 23,1% dos usuários de planos pré-pagos.
O levantamento foi realizado pela Meta Instituto de Pesquisa, contratada pela Anatel, que ouviu mais de 41,3 mil usuários da telefonia móvel dos planos pós-pagos e 41,5 mil dos pré-pagos. A divulgação dos resultados ocorreu no escritório da agência em Recife (PE).
Fonte: Lúcia Berbert - TeleSíntese
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