15/10/2014
A Anatel lançou nesta terça, 14/10, no Futurecom 2014, um aplicativo para smartphones que mostra indicadores de qualidade das operadoras móveis em todos os municípios do país. O app, em versões para Android e iOS, mostra a localização das antenas e a disponibilidade de acesso em 2G, 3G e 4G, além das taxas de conexão de voz e dados.
De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, a intenção não é confrontar os usuários com as empresas mas, sim, dar a eles a chance de terem maior contato com o trabalho da agência, além de informações sobre a qualidade da rede ofertada pelas operadoras em seu município e escolher aquela que tiver o melhor serviço.
Conectividade
“Pensamos no que interessa ao consumidor e adotamos dois grandes indicadores: a conectividade, ou seja, se existe rede disponível, e se, uma vez conectado, consegue concluir uma chamada. Além das estações radio base, apresentamos um ranking de voz e dados”, explicou o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Pinto Martins.
Segundo Martins, esse primeiro aplicativo da agência é uma prova de conceito, um teste para outros apps. “São informações que já estavam publicadas, mas aqui criamos uma interação com o usuário”, disse o superintendente. “Esse é um app da Anatel para o usuário. O interessante é termos um app que venha do consumidor para a Anatel”, completou.
O programa pode funcionar com a identificação da localização por GPS, ou o usuário pode escolher o município sobre o qual quer as informações. “Esse aplicativo vai ter informações sobre a realidade dos serviços prestados em cada município brasileiro”, destacou o presidente da agência, João Rezende.
Os indicadores mostram as taxas de completamento/conectividade e de quedas de chamadas/conexões, sempre com base nos dados que a Anatel coleta junto às operadoras todos os meses. Esses indicadores têm atualização mensal. As ERBs serão atualizadas com base nos pedidos de instalação feitos à agência.
O aplicativo também pode ser acessado pela web, na página da Anatel (www.anatel.gov.br). O programa foi desenvolvido pela +2x Tecnologia e custou cerca de R$ 70 mil – parte de um contrato mais amplo com a empresa de TI contratada inicialmente para a implantação do sistema de monitoramento de infraestruturas críticas, que tem o valor global de R$ 7,1 milhões.
Fonte: Luís Osvaldo Grossmann - Convergência Digital
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