03/03/2015

CEO do Facebook nega ser uma telco e ressalta que 90% da população mundial já vive ao alcance deuma rede móvel.

Mark Zuckerberg fugiu da briga hoje (2) no Mobile World Congress, evento sobre mobilidade que acontece em Barcelona até 5 de março. O CEO do Facebook adotou um tom conciliador em sua apresentação ao dizer que as operadoras de telecomunicações são as grandes responsáveis por conectar mais e mais gente mundo afora.

As operadoras fazem o trabalho delas, investem bilhões nas redes para conectar as pessoas. E nós estamos trazendo o público, ressaltou. Durante a manhã, representantes das teles cobraram regulação dos OTTs, categoriaem quese enquadra o Facebook. Tim Hoettges, da Deutsche Telekom chegou a dizer que a rede social é, sim, um serviço de telecomunicação.

Não sou operadora, rebateu, porém, Zuckerberg em sua fala. Ele evitou, responder aos questionamentos sobre a desregulamentação das empresas de internet. Também não sou regulador, então não seicomo seria uma regulação assim [para o setor]. Não vou entrar neste debate, disse.

Ele buscou amenizar os ânimos. Ressaltou que tanto Facebook como prestadoras de serviços de telecomunicações precisam ser lucrativos para que o Internet.org seja sustentável. E destacou que a iniciativa resulta em mais tráfego de dados e mais clientes nas redes. Atualmente 90% das pessoas vivem ao alcance das redes móveis. O mais importante é que estamos tentando mostrar a quem nunca se conectou porque é importante entrar na rede, falou.

Representantes de operadoras Airtel e Milicom confirmaram resultados positivos após oferta do Internet. org, que prevê tráfego gratuito para o acesso a determinados conteúdos, como o Facebook, serviços de saúde, educação ou outras vertentes. Zuckrberg disse que mais de 7 milhões de pessoas se conectaram à internet graças às iniciativas do Internet. org, que tem pouco mais de um ano.

Falou que, nos países onde foi lançado, houve aumento de 40% na base de clientes móveis. O CEO da Milicom, que controla a Tigo, operadora da Colômbia, afirmou que houve aumento de 50% em consumo de dados, enquanto na Tanzania, ontem também atua, a tele aumentou as vendas em 10 vezes após a chegada do Internet.org.

Fonte: Telesíntese